20 de Maio - Dia das Abelhas

20 de maio
DIA MUNDIAL DAS ABELHAS
Segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, este dia foi proclamado para “lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável”, e é lógico que o principal inseto polinizador é a abelha, por isso vale ressaltar a necessidade de cuidar, proteger e multiplicar essa espécie, não nos esquecendo de outros polinizadores também como o beija-flor, o morcego, as borboletas .... Quase 90% das espécies de flores silvestres dependem dos polinizadores assim como 75% das plantações de alimentos.
As abelhas e outros agentes são fundamentais para a segurança alimentar e para a conservação da biodiversidade em qualquer lugar deste planeta.
Atualmente, várias espécies de abelha estão sob risco de extinção de 100 a mil vezes mais alto que o normal por causa do impacto humano.
Quase 35% dos polinizadores invertebrados especialmente abelhas e borboletas estão sob risco assim como 17% de vertebrados como morcegos.
Se a tendência seguir, plantações de frutas, vegetais e nozes terão de ser substituídas por arroz, batatas e milho levando a uma dieta não balanceada
Porque 20 de maio?
A data foi proposta pela Eslovênia, que se inspirou em Anton Janša, cuja data de nascimento foi 20 de maio de 1734 e viveu até 13 de setembro de 1773, foi um apicultor e pintor da Carníola. Janša é conhecido como um pioneiro da apicultura moderna e um grande especialista no campo. Ele foi educado como pintor, mas foi contratado como professor de apicultura na corte dos Habsburgos em Viena. Foi autor de numerosas monografias sobre apicultura.
O QUE NÓS, NÃO APICULTORES, PODEMOS FAZER?
Podemos ajudar nessa luta pela preservação da abelha, tanto no campo como em centros urbanos, com pequenos gestos que contribuem para a preservação de abelhas e outros polinizadores, veja se você consegue:
- Plantar diversidade de espécies nativas que floresçam em diferentes estações, pode ser até mesmo na varanda do seu apartamento
- Comprar mel natural de produtores locais
- Adquirir produtos de fontes e produtores sustentáveis, hoje está bem mais fácil encontrar produtos orgânicos.
- Evitar pesticidas, herbicidas e outros produtos nocivos em seu jardim, existem tantas receitas caseiras que oferecem o mesmo resultado.
- Proteger as colônias de abelhas; sempre que possível adote uma criação, principalmente as abelhas nativas sem ferrão, uma ótima opção para as cidades.
- Conservar uma fonte de água sempre disponível para as abelhas e outros polinizadores
- Ajudar os ecossistemas florestais, participando de ONG’s e outras atividades preservacionistas
- Aumentar a conscientização sobre o compartilhamento de informações entre nossas comunidades e redes; a redução das abelhas nos afeta a todos.